Carregando

Aprender inglês na pandemia?

Foto da notícia: Aprender inglês na pandemia?
Aprender inglês na pandemia?

Como aproveitar a situação de isolamento social para estudar?

O ano de 2020 certamente deixou a sua marca. Apesar da virada de ano a sensação que dá é a de que ele ainda não acabou. Os medos e os problemas que assombraram a humanidade ao longo de todo o ano continuam consternado a todos. É nítido que muitas pessoas estão muito desconfortáveis com a atual realidade seja porque estão isoladas, ou porque não têm este privilégio. Mas o fato é que a situação atinge a todos, em maior ou menor graus e muitas pessoas se veem sem perspectiva de como ou o que fazer para amenizar esse sentimento de incompletude, de limitação, de falta de liberdade que um vírus pode trazer.

Mas, então, o que fazer nessa quarentena para se sentir em movimento, para não “perder a noção do tempo” e conseguir manter uma rotina? Bom, cada pessoa precisa analisar qual é a melhor maneira de manter a sanidade nesse momento insano que vivemos, não é verdade?! Mas aqui nesse espaço, vamos dar algumas ideias pra manter uma rotina de estudos e (por que não?) dar um up no seu inglês!

#1 Defina seu objetivo

Se você quer aprender inglês, você provavelmente tem alguma motivação para isso. Pode ser, por exemplo, porque você precisa utilizá-lo no seu ambiente de trabalho, ou porque você pensa em viajar para um país de língua inglesa, ou mesmo porque sonha em estudar fora do país e precisará se comunicar de maneira clara com as pessoas com quem você irá se relacionar. Pronto, feito isso, você já pode definir o seu plano de estudos.

#2 Crie um plano de estudos

Ok, depois de definir aonde você quer chegar, é muito importante que você defina um prazo. Em quanto tempo você quer ter um nível intermediário? Em quanto tempo você quer ter um nível avançado?

Com esse prazo em mente, inicialmente tente programar horários fixos dentro da sua semana para garantir uma rotina. Pense comigo, quando você decide fazer um curso presencial de 2h/semana, por exemplo, você se organiza semanalmente para cumprir com este compromisso. Então! Você precisa trabalhar a sua disciplina e se comprometer a cumprir este combinado consigo mesmo.

Mas atenção! Não crie expectativas absurdas que você nunca vai conseguir cumprir. É muito importante que você conheça muito bem a sua rotina para encaixar os seus estudos dentro daquilo que você já tem de compromissos já firmados. Para entender a importância do hábito no seu aprendizado, dá uma olhada nesse vídeo que eu fiz falando um pouco sobre isso.

#3 Utilize um espaço dedicado especialmente para esse momento

Não adianta nada você traçar seu objetivo, definir o seu tempo de estudo e fazer tudo isso em frente à TV ou com uma rede social sempre ali para te distrair. Você precisa criar um ambiente de estudos. De preferência um lugar silencioso, calmo, onde você consiga manter a concentração e não seja interrompido(a) o tempo todo.

#4 Entenda qual é o seu jeito de aprender

Se você ainda não viu o meu vídeo sobre os tipos de aprendizes, corre lá no meu canal e entenda qual tipo você é. Isso é muito importante para que você não despenda tempo e energia forçando um modelo de ensino que não se encaixa com o seu perfil de estudante.

#5 Relembre o que você já sabe

Você não vai começar os seus estudos com um tópico super complexo que você ainda não conhece, né?! Isso poderia te deixar desmotivado(a) e seria um estímulo para você desistir na segunda tentativa. E você não quer isso, não é mesmo?

Se você já fazia aulas de inglês antes de paralisar a sua vida, uma dica muito boa é fazer exercícios dos conteúdos que você já viu. É hora de pegar seus livros, ver em qual ponto do material você foi obrigado(a) a congelar as atividades e rememorar paulatinamente o que você já sabe.

#6 Faça aulas online

Hoje, com a situação provocada pela pandemia, muitas escolas precisaram restringir os seus trabalhos para um ambiente virtual, fazendo com que aumentasse muito o número de serviços oferecidos de maneira online. Eu mesmo migrei todos os meus serviços para modalidade online e estou muito contente com os resultados.

“Mas, teacher, eu não consigo fazer isso...” Calma, eu te dou um exemplo prático:

Se você está no nível iniciante, certamente você deve ter visto ou estar vendo temas como o verbo “to be”, “Wh Questions”, o “Simple Present”, o “Present Continuous”, ou mesmo vocabulários básicos para aprender a se apresentar, nomes de objetos do cotidiano, dentre outras várias possibilidades de conteúdo. Bom, entendido quais os temas que você já viu/estava vendo, você pode selecionar melhor os exercícios que você pode utilizar para praticar o seu inglês. Existem vários sites que têm diferentes níveis e modelos de exercícios que podem ajudar muito neste momento. Um deles é o BBCLearning English, lá você terá acesso a vários conteúdos e exercícios para desenvolver o seu inglês.

Caso você perceba que você quer/precisa de uma pessoa para direcionar os seus estudos, entre em contato e peça um orçamento.

Bons estudos!

See you!