Carregando

6 coisas que mudam sua vida quando você aprende outro idioma

Foto da notícia: 6 coisas que mudam sua vida quando você aprende outro idioma
6 coisas que mudam sua vida quando você aprende outro idioma

Hello my dears!

Conversando com alguns amigos e alunos meus, tive a ideia de começar um tipo de um blog dando dicas de aprendizado ou de ensino, dicas de culturas e coisas do tipo, qualquer coisa relacionada a esse mundo infinito de ideias sobre o mundo anglófono. Comentários, dicas e dúvidas são muito bem-vindos e eu ainda não sei muito bem como vai ser, mas assim como os vídeos estão tomando um formato bem diferente dos vídeos iniciais, prefiro não delimitar nada ainda.

Pensei em começar com algo que me é muito caro: Seis coisas que mudam na sua vida quando você aprende outro idioma.

1.     1.  Seu Português

É até engraçado isso, mas é a mais pura verdade, quando a gente aprende uma língua nova a nossa noção gramatical e também o nosso vocabulário na nossa própria língua melhoram muito. Eu só entendi o que é o Pretérito mais-que-perfeito depois de entender o Past Perfect, a diferença de mal e mau quando eu aprendi bad e badly, o mesmo vale para bom e bem e good e well. Mas não é só, principalmente quando estamos lendo livros de literatura ou textos que têm um vocabulário formal, tem muita coisa que a gente sabe por conta de falar outra língua: Vocês já pensaram que overdose nada mais é do que over, dose? Tem muito que a gente aprende na nossa língua quando fala outra.

 

2.      2. Sua independência

Quando só falamos Português não podemos nos dar ao luxo de nos perder em uma viagem para o estrangeiro! Na verdade tudo é muito diferente em uma viagem para um país de língua diferente quando você não fala a língua. Eu costumo dizer que é quase como um passeio no zoológico, você vai ver um monte de gringo, mas você não vai conhecer ninguém, não vai ser profundamente exposto à cultura. E também é um porre ficar dependendo dos outros quando você quer mais é relaxar e fazer algo diferente!

 

3.      3. Suas oportunidades

Eu quase não preciso defender esse ponto, quase todos sabem que as oportunidades de emprego para quem fala mais de uma língua são infinitamente maiores, e nada além de seu desejo te segura no Brasil, já pensou? Trabalhar em uma multinacional e ser convidado para trabalhar na gringa por um tempo?

 

4.      4. Sua visão de mundo

Quando falamos apenas uma língua estamos fadados a conversar apenas com pessoas que falam essa língua. Eu tenho amigos da Suíça, China, Alemanha, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Itália, Venezuela, Arábia Saudita e vários outros países que eu nunca visitei e isso não seria possível se eu não falasse inglês. Quando conhecemos pessoas de outros lugares aprendemos diferentes maneiras de ver o nosso país e também o mundo.

 

5.       5. Acesso a outras formas de conhecimento

Com os avanços da internet hoje em dia todos têm acesso a tudo, mas quase 50% do que está na internet está em inglês e se você só fala Português você não vai ter acesso a todo esse conteúdo. As melhores revistas científicas os melhores jornais do mundo estão todos em inglês e sem esse conhecimento você fica limitado ao conteúdo (também bom, mas em menor quantidade) brasileiro.

 

6.      6. O seu arcabouço cultural

Quando falamos mais que uma língua temos acesso a mais que uma cultura. Você tem pelo menos o dobro de livros clássicos sensacionais e originais para ler, você tem pelo menos o dobro de piadas intraduzíveis e pelo menos o dobro de formas de se expressar. Não é raro pessoas que escrevem melhor na segunda língua do que na língua-materna, não é incomum você encontrar pessoas que conhecem muito de um país, da sua cultura, suas piadas e se identificam mais com um país do que com o próprio país. Você nasceu brasileiro e lhe foi exposto uma infinidades de formas de existir e se comportar, quando você conhece outro país a fundo você entende outras formas de ser e para e pensa no seu país. Chega a ser engraçado o tanto que você aprende do seu país quando você conhece outro. Quando estamos “presos” a uma só cultura vamos sempre reproduzi-la sem interpretá-la. E com a internet você não precisa viajar (embora seja uma delícia) para conhecer outra cultura!

Isso é o que veio primeiramente a minha cabeça, mas sinceramente, depois de muito tempo estudando uma língua você não sabe mais o que seria de você sem essa língua, eu seria um desempregado hahahaha, mas mesmo assim, mesmo sendo uma trilha difícil é muito gratificante você poder falar: Eu falo inglês!